O risco do uso dos suplementos para ganho de massa na saúde capilar

Ah o ser humano... sempre em busca de um atalho para chegar mais rápido no objetivo! Mas às vezes chega é num beco sem saída.

Vou adiantar a conclusão, para fixar na sua mente.


Toda vez que não aceitamos nosso corpo e desrespeitamos nosso metabolismo, não dá certo. E um dos primeiros a sofrer é o sistema capilar.



Teriam muitos suplementos para falar a respeito, mas vou citar só alguns:


〰️ Creatina

Ela é um composto de aminoácidos naturalmente produzidos pelo fígado e já existente nas fibras musculares, podendo ser absorvida através do consumo de carnes brancas e vermelhas. Quando em níveis elevados no organismo, a creatina entra em contato com os folículos capilares impedindo a chegada de vitaminas e nutrientes. Com a falta de substâncias que fortalecem o cabelo, os fios se tornam fracos e quebradiços, resultando na quebra e/ou queda capilar. Além disso, um estudo realizado em 2009 com atletas revelou que com o uso da creatina ocorreu o aumento do DHT (diidrotestosterona), o principal responsável pela calvície.

〰️ DHEA (deidroepiandrosterona)

É um hormônio produzido principalmente pelas glândulas adrenais e suprarrenais, o mesmo é um precursor da testosterona e dos estrógenos, indicado para ganho de massa muscular. Como eleva os níveis de testosterona e DHT no organismo, assim como citado anteriormente pode provocar a calvície.


"Ah, mas os suplementos que tomo são todos naturais." 😇

Veneno de cobra também é natural e mata. 🤭👀 Hoje estou sarcástica! 😜


Ouvi dizer que os queridinhos dessa categoria são: Maca Peruana, Tribulus, feno grego, Ácido D aspártico... São conhecidos como pró hormônio. Em geral, são percussores da testosterona.


Não existem dados na literatura científica suficientes que esclareça os mecanismos de ação e efeitos colaterais desses compostos. Contudo, podemos imaginar que uma vez que se tem como objetivo estimular a testosterona, responsável pelo ganho de massa, pode haver também o aumento do DHT e ocorrer perda capilar, logo, muita ATENÇÃO! ⚠️

E eu nem citei a possibilidade de problemas hepático e outros em.


Mas então ninguém deve usar esses suplementos?

Depende do caso! Quando após análise médica especializada e comprovação de ne-ces-si-da-de, os riscos são bem menores.


O problema está no modismo e uso indiscriminado sem acompanhamento profissional.


Conhece algum rato de academia que anda abusando dos suplementos? Compartilha com essa pessoa! Não quer se comprometer? Compartilha no seu story das redes sociais.

2 visualizações0 comentário