Queda de cabelo e período menstrual

Você já reparou que seu cabelo cai mais no seu período menstrual?


Ser mulher é estar em uma eterna prova de resistência e mensalmente somos ainda mais provadas.


É sabido que durante o período menstrual ocorrem alterações hormonais que bagunçam tudo na gente, inclusive os cabelos. Na nossa experiência clínica vemos muitas pacientes com aumento na queda no período menstrual, não é nada absurdo que precise de tratamento e, logo após esse período, a queda volta a sua normalidade. Assim como tem pacientes que não sofrem alterações nenhuma. Cada organismo é único, não é uma ciência exata.


Muitas nos relatam o aumento da oleosidade da pele, outras não, umas a tão temida TPM e outras só ouviram falar. Isso só comprova o que acabei de falar. O nosso organismo é único, não é porque acontece com uma mulher que vai acontecer com todas, ou que acontece com a maioria e vai acontecer com você também.


O que temos que ter em mente é que o corpo da mulher é uma “bomba hormonal” e umas sofrem mais com isso do que outras, podendo assim, ter um aumento da queda capilar no período menstrual e outras não.


Mas vamos lá, existem algumas ocorrências do período menstrual que são fatores para queda de cabelo, são eles:


Mulheres que têm fluxo intenso podem desenvolver uma anemia devido a baixa de ferro no metabolismo durante a menstruação, o que causa queda de cabelo e enfraquecimento dos fios.

Baixa do hormônio feminino e aumento do masculino. O nível de estrogênio costuma cair e há um aumento do hormônio masculino, a testosterona (seu derivado, diidrotestoterona, é responsável pela calvície, assunto para um próximo post ) consequentemente, o couro cabeludo fica mais oleoso (se você quer saber mais temos um post que fala sobre cabelos oleosos), ao contrário do fio que fica seco.

A tensão pré-menstrual (TPM) libera uma série de hormônios já conhecidos por prejudicar o couro cabeludo. Cortisol e adrenalina em excesso fazem que o TSH, substância responsável pela queda de cabelo, aumente.


Todas as mulheres tem aumento na queda de cabelo no período menstrual?


Não! E não necessariamente quem já sofreu com esse problema sempre sofrerá, pois cada ciclo é único.

E a boa notícia é que após a menstruação tudo volta ao normal.


Mas atenção! Se você já possui uma disfunção ou se encontra com uma, o problema pode se agravar ou se tornar crônico se não houver intervenção.


Sendo assim, ao perceber aumento na queda capilar faça uma visita ao especialista (que vocês já devem saber quem é ne? Responde aí, é o ... Tricologista).


Agora compartilha essa informação com as amigas aí, elas também precisam saber disso.

5 visualizações0 comentário